Camping Casarão

Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 95,  Itu – SP, CEP 13300-970

(11) 4023 1546 / 4022 8202 / 4897 9013

E-mail: atendimento@campingcasarao.com.br

O Casarão de Itu foi um dos campings pioneiros no Brasil, quando, em 1974, transformou suas instalações de Colônia de Férias para receber barracas, trailers e motor-homes. O camping foi inaugurado no dia 15 de novembro daquele ano.

Atualmente, o Casarão é camping e pousada. Está estruturado para receber famílias, casais, crianças e idosos para momentos de lazer e entretenimento.

Hospedagem em barracas ou confortáveis chalés com quartos, banheiro privativo, sala, cozinha completa, televisão e churrasqueira.

Restaurante com café da manhã colonial, almoço caseiro. Loja de conveniência com doces e pães caseiros, queijos, sorveteria, lembranças de Itu, artesanato.

Área de lazer com piscina semi-olímpica com toboágua e escorregador infantil, piscina aquecida, piscina infantil, sauna, parque infantil, quadras esportivas, salão de jogos, cascata, trilhas ecológicas, mata nativa.

  

GRUTAS E CAVERNAS DO CAMPING CASARÃO 

 

É de fundamental importância ressaltar que essas grutas não estão abertas a visitação pública, somente especialistas e estudiosos podem visitar essa área, desde que munidos de equipamentos de segurança, como capacetes e lanternas. O Grupo Pierre Martin de Espeleologia – GPME – está realizando estudos e mapeamento nas grutas e cavernas do Camping Casarão.

GRUTA DA PEDRA ASA DELTA

CNC SBE SP 699
A Gruta da Pedra Asa Delta está inserida na parte superior do mesmo maciço granítico que abriga a Gruta do Riacho Subterrâneo, possuindo projeção horizontal de 58m e desenvolvimento linear de 62m e desnível de 8m. O acesso se dá por meio de uma trilha que contorna o maciço pelo seu lado direito.Essa gruta impressiona pelas suas grandes dimensões, característica não muito freqüente em cavernas de granito. As Grutas da Pedra da Asa Delta e as Grutas do Riacho Subterrâneo estão muito próximas uma da outra.

GRUTA DO RIACHO SUBTERRÂNEO 

CNC SBE SP 700
De acordo com os Cadastros Brasileiros de Cavernas e rankings mundiais de desenvolvimentos, é possível afirmar que a Gruta do Riacho Subterrâneo ocupa a 1ª posição do Brasil, América do Sul e Hemisfério Sul e já se encontra entre as seis maiores cavernas em granito do mundo. Segundo os estudos realizados até maio de 2011, a linha de trena soma 1.850 metros, resultando em 1.415 metros de desenvolvimento linear e 1.249 metros de projeção horizontal. Há uma grande variedade de espeleotemas – depósitos de minerais precipitados nas paredes, piso, teto das cavernas – e uma notável diversidade de fauna.
Já foram registrados cerca de 100 espécies – todas invertebrados – vivendo nessas grutas. O entorno das grutas compreende um cenário geo-ecológico dos mais relevantes e diversos do mundo. Seu entorno é caracterizado por ecossistemas de cerrados, de cactáceas, mata de encosta e de fundo de vale.