GPME – Grupo Pierre Martin de Espeleologia

O Grupo Pierre Martin de Espeleologia – GPME é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 19 de março de 1987 com o objetivo de promover o levantamento, mapeamento e documentação das cavidades naturais subterrâneas (cavernas, grutas, tocas, grunas, furnas e demais sinônimos regionais) visando sua integral preservação, bem como de seu entorno. Além disto, efetua a divulgação de informações sobre a espeleologia e estabelece contatos com outros grupos e entidades nacionais e estrangeiras com objetivos similares, sempre com o intuito de impulsionar a evolução técnica da espeleologia e dos espeleólogos como um todo, fomentando a adesão e a formação de novos praticantes.

As atividades desenvolvidas pelo GPME ao longo de sua história subsidiam, informam e apoiam outras atividades de pesquisa de cunho técnico-científico, proporcionando dados relevantes à perfeita identificação das feições e da conformação da cavidade natural subterrânea ou fenômeno cárstico, dados básicos ao prosseguimento de estudos por especialistas em outras áreas do conhecimento humano em especial a geologia, biologia, paleontologia, arqueologia e a antropologia.

Na atualidade o GPME reúne mais de 80 sócios (ativos e eméritos) de diversas faixas etárias e profissões, todos na qualidade de voluntários, com o objetivo comum de documentar e agir pela preservação do patrimônio espeleológico, sempre respeitando as normas e fazendo uso de técnicas atualizadas.

O GPME se reúne quinzenalmente na cidade de São Paulo (consulte nossa Agenda). Além das reuniões, o GPME frequentemente promove cursos, treinamentos e palestras relacionadas à atividade espeleológica tais como: Topografia, Técnicas Verticais, Resgate, Geoespeleologia, Espeleobiologia, GPS, Primeiros Socorros, etc.

Para alcançar seus objetivos, o GPME mantém um fluxo constante de saídas a campo, com diversas atividades programadas no decorrer de cada mês. As áreas de atuação do GPME estão disponíveis neste site (ver link áreas de atuação) e a respectiva agenda de atividades, incluindo as datas das reuniões, viagens, cursos, palestras e treinamentos também podem ser acessados no link específico (agenda).

Durante seus mais de 25 anos de existência, o GPME já mapeou, explorou ou registrou mais de 1.000 cavernas, em 17 estados e nas 5 regiões geográficas do país, além de desenvolver trabalhos em outros países, sendo hoje um dos grupos mais ativos do Brasil.

Dentro de sua filosofia de promover a evolução técnica da espeleologia, dos espeleólogos e futuros espeleólogos, o GPME é um grupo super receptivo e aberto a novos praticantes, experientes ou não.

Venha conhecer o nosso trabalho em prol da Preservação das Cavernas Brasileiras!