Para participar do GPME não é necessário ser um esportista radical ou possuir alguma especial habilidade ou aptidão, ou, ainda, ter formação técnico-científica relacionada à atividade espeleológica. Basta, apenas, querer estar presente dentro de cavernas. Basta, tão somente, gostar de cavernas.
Embora seja verdadeira a possibilidade da prática esportiva “radical” ou a realização de trabalhos que exijam alta precisão técnica ou a condução de estudos observados rígidos preceitos científicos, a atividade espeleológica abre espaço para que todas as pessoas possam conhecer e trabalhar pela conservação das cavernas, de sua fauna e de seu entorno.
O trabalho espeleológico é, tipicamente, uma atividade de grupo, onde cada integrante tem a oportunidade de, voluntariamente, somar sua força de trabalho, sempre respeitado seus próprios limites e sempre tendo a companhia de integrantes mais experientes.
De fato, dentre aqueles que desenvolvem trabalhos espeleológicos, não encontraremos pessoas que possuam habilidade, conhecimento ou, mesmo, interesse em todas as áreas afetas à espeleologia. Isto decorre da enorme diversidade de disciplinas que se inter-relacionam no ambiente subterrâneo. Mas, longe de se constituir num aspecto negativo, isto só faz reforçar a importância do trabalho em equipe onde cada integrante pode colaborar com suas melhores vocações e, inclusive, desenvolvê-las ainda mais e adaptá-las com absoluta perfeição ao ambiente cavernícola. É bem frequente no meio espeleológico as pessoas definirem seus caminhos a partir de sua paixão pelas cavernas e do contato continuado com o mundo subterrâneo.
Então, se você quer conhecer cavernas ou passar mais tempo sob a terra, não perca mais tempo: participe de uma reunião ou entre em contato conosco. Você terá a chance de se unir a um grupo de pessoas que trabalham incansavelmente pela conservação do patrimônio espeleológico brasileiro.
Mas antes de prosseguir, é importante que você conheça a fundo o GPME, nossas ideologias e o sentimento que acompanha nossas atividades!
Valorizamos e respeitamos a Ciência, os Povos das Florestas, os Quilombolas e Comunidades Tradicionais, a Comunidade LGBTQIAPN+, os Movimentos Sociais, a igualdade social e o respeito à diversidade sexual e de gênero, o respeito à vida e os Direitos Humanos.
Somos sumariamente contra teorias Terraplanistas, o Negacionismo Científico e Ambiental.
Somos Antifascistas e Antirracistas, repudiamos todo e qualquer discurso de ódio, preconceito, discriminação e violência.
Defendemos a proteção integral das cavernas e do meio ambiente, defendemos a Amazônia, o Pantanal, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga e os Pampas.
Somos contra o Garimpo Ilegal, contra a Mineração e Agricultura predatórias.
Valorizamos a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade.
Lutamos durante quatro anos contra o desgoverno Bolsonaro e suas ações nocivas para o meio ambiente e a sociedade, e jamais esqueceremos mais de 700.000 mortes de Covid-19, o desmatamento recorde e sua politica de violência e armamentista.
Repudiamos as Fake News, o Golpismo, e Ditaduras.
Valorizamos a verdadeira liberdade de expressão.
Democracia sempre!
Se você se identifica, seja bem vindo!
Regras para ser um membro do GPME, caso tenha se identificado com o texto acima.
Para ser membro do GPME temos as seguintes regras:
- Estar presente em, no mínimo, 2 reuniões
- Participar de, no mínimo, 2 saídas
Após cumprir essa etapa, com número de saídas e reuniões aonde o coletivo de associados se sinta confortável em convidar para o ingresso ao grupo, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e necessariamente concordar com nossa carta de princípios e filosofias. caso não concorde, o processo de ingresso é automaticamente encerrado. O aceite do candidato deve ocorrer com a sua presença em uma reunião através do voto unânime dos sócios presentes.
Nossas reuniões são quinzenais e abertas à participação de todos interessados em participar e que tenha se identificado com nossas ideologias e o sentimento que acompanha nossas atividades!
Entre em contato através do nosso e-mail. Nesse contato pedimos que detalhe ao máximo seu interesse pela espeleologia e pelo GPME, informe seu nome completo, suas redes sociais, se já for praticante da atividade relate sobre suas experiências.